segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PROPOSITO DOS DONS NA IGREJA

PROPOSITO DOS DONS NA IGREJA 1Co 12.1-11
O propósito principal é conceder capacidades espirituais a fim de edificar a igreja de Deus por meio da instrução dos crentes e para ganhar novos convertidos (Ef 4.7-13). Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Mas podemos acrescentar:
a) Glorificar o pai; (I Pedro 4:11) - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
b) Edificar a igreja. (Efésios 4:11,12) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Os dons espirituais sempre subentendem um serviço prestado a igreja, no propósito de edificá-la. Os dons não são dados meramente a fim de autenticar a natureza espiritual da igreja, essa é uma função secundaria, a função primaria é edificar o Corpo de Cristo. Um dom não é dom enquanto a igreja não for ajudada, por seu intermédio, a crescer em Cristo.

OS DONS ESPIRITUAIS DEVEM SER EXERCIDOS NA IGREJA?
Sim por dois motivos:
a) A igreja é o lugar de edificação e crescimento espiritual do crente, Ef 4.12; Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério. (I Corintios 14:3) - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
b) A igreja é o lugar onde cada crente como sacerdote de Deus tem a sua função assim como acontece no corpo humano. (I Pedro 2:9) - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (Apocalipse 1:6) - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
OS DONS SÃO OFERECIDOS A IGREJA
Convem, portanto que sejam usados na igreja, pois assim ela poderá exercer a sua influencia espiritual de modo constante.
a) Todos os dons cabem no trabalho da igreja. (Atos 3:1-6) - E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
b) DEUS COLOCOU OS MINISTROS NA DIREÇÃO DA IGREJA.Os dons são dados aos membros da igreja para que sirvam de ajuda, os profetas Ageu e Zacarias auxiliavam os sacerdotes Zorobabel e Jesuá. (Esdras 5:2) - Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam. porem a responsabilidade e a direção estava sobre os ministros. Ninguém por possuir um dom espiritual, torna-se líder da igreja.
ALCANCE DOS DONS ESPIRITUAIS
O instituto de desenvolvimento natural da igreja realizou uma pesquisa entre 1200 cristãos na igreja, chegando a seguinte e assustadora conclusão; 80% não conheciam seus dons e 20% conheciam e estavam usando seus dons na igreja. Isso prova que pouco esta sendo ensinado, e algumas igrejas, estão ensinado contra a atualidade dos dons.
Vejamos então o alcance geral dos dons:
a) cada crente batizado com o Espírito Santo possui pelo menos um dom. (I Pedro 4:10,11) - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
b) Nenhum crente possui todos os dons. (I Corintios 12:29-31) - Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
ATUALIDADE DOS DONS
Existem poucas coisas que um inimigo odeia mais do que ter seu oponente bem armado e equipado, pois isso significa a sua derrota. O diabo sabendo disso desenvolveu algumas heresias vejamos:a) os dons são humanos e naturais.Uma tática usada é a de diluir e humanizar os dons, ela é responsável pela frieza e ausência do sobrenatural na igreja, faz parte da teologia liberal. O propósito dessa teologia é reduzir as operações do Espírito Santo a Talentos humanos, habilidades mentais, estéticas, poderes psicológicos, etc. são as serpentes introduzidas na igreja. Texto base para esta heresia é 1Co 13.8-12. (I Corintios 13:8-12) - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

CLASSIFICAÇÃO DOS DONS
1- DONS DE REVELAÇÃO. Vs 8,10.PALAVRA DA SABEDORIA. O ensino, a busca de orientação divina, o conselho e a luta com as necessidades praticam do governo e a administração da igreja pode oferecer oportunidade para o dom da sabedoria. Ele ensina as pessoas a crescer espiritualmente quando aplicam seus esforços ao estudo da sabedoria e fazem escolhas que levem a maturidade. Por si só o dom da Palavra da Sabedoria é uma frase, uma palavra ou uma declaração sobrenatural. É uma expressão ou frase dada por Deus, para satisfazer a necessidade de solução de um problema. Ex. Salomão na questão do filho vivo e o morto em 1Rs 3.16-27.E em Jesus. Em Jo 8.Lucas 21.14,15.Se alguém tem falta Tg 1.5.

PALAVRA DO CONHECIMENTO. É a revelação de algum fato que esta na mente de Deus que só Deus conhece, como, a vinda da chuva, os pecados de Reis e sacerdote, bem como armadilhas que eram armadas e os profetas intervinham, são verdades que vão alem do intelecto humano. E o Espírito Santo revela ao crente. Ex. Pedro com relação a Ananias e Safira em At. 5 1-4.DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO. vs 10. para discernir as profecias, milagres, espíritos maus e bons. Ex. Paulo e a moça em Filipos. At 16.16-18.
O que o discernimento de espirito não é:
a-) habilidade para descobrir faltas alheias;
b-) a rica experiência humana do convívio; doença ou demônios.
c-) não é leitura de pensamento; isso é movida por conhecimento externo
b-) não tem relação com a psicologia; realidade dos distúrbios emocionais.demonios ou loucura.

DONS DE PODER. Vs 8 e 9.OPERAÇÃO DE MILAGRES OU MARAVILHA. Este dom concede ao portador operar maravilhas através de poderes especiais outorgados por Deus. Maravilha vem de dois plurais; dunâmis (façanhas de grande poder sobrenatural e energêma, (resultados eficazes). Este dom esta relacionado à proteção, provisão, expulsar demônios, alteração de circunstancias ou juízo. Em João a palavra milagre enfatiza o seu valor como sinal para encorajar as pessoas a crer e a continuar crendo. Atos dos Apóstolos enfatiza a continuação desta obra na igreja demosntrando que Cristo é vencedor.DONS DE CURAR. Para restaurar a saúde; para cada enfermidade um dom.No texto em grego a palavra toda aparece no plural, sendo assim parece que ninguém recebe o dom exclusivo da cura, pelo contrario, muitos dons de cura estão a disposição para satisfazer as necessidades de casos específicos em ocasiões especificas. Neste caso o que ora é um mero agente, o enfermo é quem precisa do dom e isso acontece. Nos podemos criar o ambiente para que haja unidade da fé tanto do que ora quanto ao recebe oração e assim o dom se manifestará, tanto no enfermo físico ou emocional.TIPOS DE ENFERMIDADES CURADAS NA BIBLIA1-LEPRA :(II Reis 5:10) - Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. (II Reis 5:14) - Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. (Mateus 8:2) - E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (Mateus 8:3) - E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (Marcos 1:40) - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. (Marcos 1:41) - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.2-PARALISIA: (I Reis 13:6) - Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes. (Mateus 9:2) - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. (Mateus 9:6) - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
(Mateus 9:7) - E, levantando-se, foi para sua casa. (João 5:6) - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? (João 5:7) - O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 3-FEBRE: (Mateus 8:14) - E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. (Mateus 8:15) - E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. (João 4:49) - Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.(João 4:50) - Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. (João 4:51) - E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. (João 4:52) - Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. (João 4:53) - Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.4-PARAPLEGIA: (João 5:5) - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. (João 5:8) - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (Atos 3:2) - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. (Atos 3:6) - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3:7) - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. (Atos 3:8) - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.(Atos 3:9) - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;(João 5:9) - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.5-UM HOMEM COM O CORPO INCHADO (HIDRÓPICO) (Lucas 14:2) - E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico.(Lucas 14:3) - E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?(Lucas 14:4) - Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu.6-DOENCA DESCONHECIDA: (Mateus 8:6) - E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. (NÃO PEDIU CURA DA PARALISIA)7-CURA DE FERIMENTO: (Lucas 22:50) - E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. (Lucas 22:51) - E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.8-CURA DE PICADA DE COBRA: (Atos 28:3) - E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.(Atos 28:4) - E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. (Atos 28:5) - Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.Ensinos presentes numa cura
1. Atitudes corretas num pedido – FÉ1.1. adoração antes da consumação; pondo-se de joelho. ADORAR1.2. o exercício da fé antes da resposta; se queres.. SUBMETER1.3. a dependência exclusiva do Senhor; não havia saída ou solução. DEPENDENCIA2. A vontade divina acima da vontade humana2.1. Se quiseres... –3. A autoridade da Palavra de Jesus 4. O significado espiritual da cura 4.1. mostra-te ao sacerdote; para vericar a autencidade da cura TESTEMUNHO4.2. cumpra o que a lei determinou – Levítico 14:3-4, 10—sacrifício após determinar a cura. GRATIDAO4.3. após o que, integre-se à sociedade e à sinagoga. O direito de cultuar junto aos remidos foi restabelecido. PLENA COMUNHAO ConclusãoJesus continua curando e reintegrando homens e mulheres ao seu reino.Perguntas indutivas1. O que representava a doença em nossoss tempos se não há cura para ela?2. Como devemos chegar a Jesus e expor-lhe os nossos pedidos?3. Quais os fatores que determinarão resposta positiva por parte de Jesus?4. Qual o meu pedido específico, para hoje, ao Senhor?


FÉ. O don da fé deve distinguir-da fé salvadora e da confiança em Deus sem a qual é impossivel agradar ao Senhor; (Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.TIPOS DE FÉ REVELADOS NA BIBLIA:fé comum; Tg 2.9 os demônios tem e os homens também tem.fé que coopera para salvação; Ef 2.8 “mediante”denota um canal de um ato. A fé mostra o caminho pelo qual a graça chega ate os homens.fé como fruto; Gl 5.22 é um atributo dentro do caráter do cristão, isto é, a fidelidade.a fé como um don.Oração fervorosa, alegria extraordinária e coragem incomum acompanham o dom da fé, não se trata da fé salvivica, mas uma fé milagrosa para uma situação ou oportunidade especial.Uma fé que traz consigo resultados visíveis. Ex. Pedro e João a porta do Templo. Elias e os profetas de Baal, 1Rs 18.33-35 e Paulo a bordo do navio injetando fé nas pessoas em At 27.25
DONS DE INSPIRAÇÃO. Vs 10.VARIEDADES DE LÍNGUAS. Funcao do don de lingua:
1- auxilio na adoracao pessoal, seu proposito é edificar a pessoa que Deus usa.
2- 2- Havendo interpetação, edificacao coletiva para a igreja.Através do dom de línguas o Espírito Santo toca em nosso espírito. Achamo-nos livres para exaltar a bondade de Deus e edificamos a nós mesmos. À medida que falamos somos edificados espiritualmente, falamos em mistérios com Deus e o Espírito Santo intercede por nós.Obs: as variedades de línguas podem ser estranha ou estrangeira mas geralmente falamos estranha ( ninguém entende).

INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS. É a capacidade sobrenatural para interpretar línguas dada pelo Espírito Santo. A interpretação deixa os membros da igreja entenderem a mensagem, estes são encorajados a adorar.PROFECIA. É um dom sobrenatural que capacita ao crente a transmitir a igreja revelações da parte de Deus, isto é, aquelas dirigida a igreja local, sobre o que a mesma esta passando ou ira passar.
A profecia contem:
Edificação.
Consolação.
Exortação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
IVANIL MENDES PREGADOR E CONFERENCISTA

Seguidores