segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ABRANGENCIA DOS USOS COSTUMES E DOUTRINAS

Os dicionários definem “cultura”como o conjunto dos moldes de comportamento, crenças, instituições e valores espirituais e materiais característicos de uma sociedade. A cultura envolve o que as pessoas pensam e crêem, dizem, fazem e produzem.ABRANGENCIA DOS USOS COSTUMES E DOUTRINASOs dicionários definem “cultura”como o conjunto dos moldes de comportamento, crenças, instituições e valores espirituais e materiais característicos de uma sociedade. A cultura envolve o que as pessoas pensam e crêem, dizem, fazem e produzem.A cultura de um indivíduo abrange vários níveis de relacionamentos e influencias. Suas relações com as outras pessoas e grupos, a função que exerce na família e na classe social e a nação ou governo que está sujeito. A religião, a política, operações militares, as leis, a agricultura, a arquitetura, o comercio, a economia e a geografia da região onde o indivíduo vive e por onde viaja o que ele e os outros escreveram e leram o que ele veste e a língua que fala tudo isso influencia seu modo de vida e, no caso de ser um autor bíblico o que ele escreve.INFLUENCIAS DE COSTUMES CULTURAIS NA INTERPRETAÇÃO DE CERTAS PASSAGENS BIBLICAS.POLÍTICA.Dn.5.7. E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.Por que a terceira e não a segunda posição?Por que Paulo mencionou a pátria celestial de seus leitores em Fp.3.20? Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.Resposta: Os cidadãos de Filipos não eram cidadãos romanos mas, o Imperador romano Otávio Augusto lhes concedera “direitos itálicos”ou seja, tinham os mesmos privilégios dos romanos era como se sua pátria fosse na verdade a Itália.Paulo escreve a eles sobre uma pátria ainda mais nobre, uma pátria celestial.RELIGIÃO.Por que Moises deu um mandamento tão estranho quanto este? Ex.23.19. As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarão à casa do SENHOR teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.Dt.14.21.Não comereis nenhum animal morto; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estranho, porquanto és povo santo ao SENHOR teu Deus. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe.Resposta: De acordo com uma descoberta arqueológica, na cidade de Ugarite próxima a Rãs Shamra, este ritual era parte de um culto cananeu. Evidentemente, Deus não queria que os israelitas participassem desses atos religiosos dos cananeus. Outro motivo pode ser o fato de Deus não querer que os israelitas misturassem uma substancia que sustenta a vida (leite) com um processo associado a morte (cozimento).Por que Paulo levantou a questão da carne oferecida à ídolos em 1Co.8?Resposta: A questão é que os corintios compravam a carne no mercado, ofereciam uma parte num dos muitos templos pagãos e levavam o resto para casa para ser servido no jantar.Alguns cristãos achavam que o fato de comerem aquela carne os tornavam participantes da adoração a ídolos.Este costume pertence a uma cultura completamente diferente da nossa.ECONOMIA.Por que Elifaz acusou Jó de exigir penhores de seus irmãos sem motivos?Jó.22.6. Porque sem causa penhoraste a teus irmãos, e aos nus despojaste as vestes.Na época do antigo testamento, esta atitude era considerada um crime desprezível. Se uma pessoa devesse dinheiro a outra e não pudesse pagar, a devedora dava sua capa a credora como penhor ou garantia do pagamento futuro. Contudo, ao cair da tarde tinha que ser devolvida, porque havia o pastoreio a noite e a pessoa tinha que ter com que se cobrir. Tomar o penhor de alguém sem motivo era pecado. Jó não era culpado dessa atitude, como explicou depois ( Jó.31.19-22).Por que o parente mais chegado de Elimeleque deu sua sandália a Boaz? Em Rt.4.8;9.Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi.Resposta: De 1925 a 1931 em escavações feitas no Iraque quando descobriu nas Tabuas de Nuzi, este ato simbolizava a cessão de direitos de uma pessoa sobre a terra que pisava. Agia-se assim quando era concluída a venda de um terreno.LEIS.Em 2Rs.2.9. Eliseu estava pedindo duas vezes mais poder do que Elias?Resposta: Não, apenas estava querendo ser seu herdeiro, seu sucessor. Ler Dt.21.17, o herdeiro tinha o direito de receber em dobro a herança deixada pelo seu pai.Em Cl.1.15. Significa que Cristo foi criado?Não, significa que ele é herdeiro de toda criação, Hb.1.2. assim como o primogênito ocupava um lugar de destaque ou tinha privilégios especiais na família, primogênito aqui é Prototokos, enquanto que para o ser humano é protoktisis, de onde vem protótipo ou o primeiro de uma serie e este termo nunca foi usado com relação a Jesus. AGRICULTURAPor que Samuel pediu ao Senhor chuva na época da colheita de trigo? 1Sm.12.17.Resposta. A colheita de trigo acontecia entre maio e junho, assim que começavam o período de estio que duravam seis meses que iam de abril ate o final de outubro. Se chovesse naquela época ficaria clara a operação do Senhor.Por que Amos chamou as mulheres de Betel de “vacas de Basã”, em Am. 4.1?Basã era uma área muito fértil a nordeste do mar da Galileia, a vacas eram gordas. As mulheres em semelhança daquelas vacas, eram ricas e preguiçosas e pouco faziam alem de comer e beber.VESTIMENTAO que significa Pv.6.29?Resposta: A palavra seio aqui pode significar uma dobra na roupa que funcione como um bolso.O que significa “cinge os teus lombos” em 1Pd. 1.3 e jó.38.3.A ordem tem a idéia de induzir a um estado de alerta e a capacidade de reação rápida.Quando um homem guerreava, corria ou trabalhava enfiava a túnica numa faixa amarrada à sua cintura para maior liberdade de movimento.VIDA DOMESTICAPoe que Tiago disse para ungir os enfermos com óleo? Tg. 5.14.Existe dois verbos gregos com o sentido de esfregar ou ungir.O primeiro é “chrio”, que significa ungir num ritual, não foi este que Tiago usou, o verbo neste versículo é “aleipho” cujo significado é esfregar com óleo. Não estava se referindo a um ritual, e sim a uma atitude refrescante e estimulante para com as pessoas doentes ou deprimidas. O mesmo termo esta em Mt.6.17. passar óleo sobre a própria cabeça ( refrescar-se) e em Lc.7.46. a pecador esfregando perfume nos pés de Jesus.Por que em Lc.9.59 o homem disse que queria enterrar seu pai antes de seguir a Jesus?O seu pai nao estava morto, ele queria dizer que seguiria mas so depois que seu pai morresse.Provavelmente queria receber a herança. Isso explica sua relutância em seguir a Jesus.GEOGRAFIAPor que a carta à igreja de Laudiceia diz que os crentes eram mornos?Apocalipse 3.16.Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.Resposta. Queria dizer que aquela congregação local era como a água da cidade, em termos espirituais. A água percorria em dutos a quase 10 km de Hierápolis à Laodiceia, ela saía quente das termas de Hierápolis, mas quando chegava à Laodiceia já estava morna.Por que Jesus falou de um homem que desceu de Jerusalém para Jericó, se esta cidade fica a nordeste daquela? Lc.10.30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.Resposta. Jericó está situada a mais de 600 metros abaixo de Jerusalém, estando a uma distancia de 22 km desta, logicamente o percurso era uma descida.ORGANIZAÇÃO MILITARPor que está escrito isso, amontoar terra sobre a cidade?Hc.1.10. E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria; eles se rirão de todas as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão.Isso diz respeito a construção de rampas de terra junto às muralhas.Resposta. A maioria das cidades eram construídas no alto dos montes, a única forma de o inimigo ataca-las era amontoando terra para diminuir a diferença de nível.Por que Paulo usou esta expressão em 2Co.2.14?. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.Resposta. No império romano, quando um general retornava vitorioso de uma batalha, ele marchava à frente de seus soldados pelas ruas de sua cidade natal, com os prisioneiros atrás. De forma semelhante, Deus esta nos conduzindo num cortejo espiritual glorioso, pelo fato de estarmos “em Cristo”.ESTRUTURA SOCIALPor que Jesus deu tal ordem em Lc.10.4? Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.Resposta. Ele na realidade não estava incentivando uma atitude anti-social; antes, desejava que não se atrasassem no cumprimento da missão. As saudações consumiam muito tempo, cada um se curvava varias vezes repetiam o cumprimento e comentavam os acontecimentos do dia.Por que José se barbeou antes de ir ao encontro de Faraó? Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.Resposta. Não era costume dos judeus usarem barba? Sim era, mas como os egípcios não usavam barbas, Jose simplesmente tirou a sua.Quando analisamos a Bíblia honesta e despreendidamente, percebemos que Deus se revelou na historia, tal qual ela se desenrolou, sem, contudo sacralizar, santificar esta ou aquela cultura como forma ideal e única recomendada como padrão de santidade. A Bíblia e, por conseguinte o Evangelho, é de caráter supra cultural. Não pode ser confundido como subproduto de uma cultura.Vejamos: Paulo entendia que confundir o Evangelho da graça com as praticas cerimoniais judaicas, implicava em corrupção da verdade.Gl.1.6-9; 2.11-14; 5.1-4,7,8.O Concílio em Jerusalém deixa claro que ser cristão não é simplesmente pra ticar costumes judaicos. At.15.25-29.USOS E COSTUMES CONSIDERADOS NEGATIVAMENTETodo cristão consciente sabe que os usos e costumes, conforme praticados pela maioria do povo evangélico no Brasil, não são necessariamente negativos ou prejudiciais. Mas é preciso que atentemos para alguns desvios ou exageros que podem ser facilmente observados, no sentido de percebermos quando os usos e costumes podem ser prejudiciais.Quando são utilizados como substitutos das reais virtudes da fé crista;João 13.34,35. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.Gálatas 5.22-24. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.Quando ocupam o lugar da sã doutrina, invalidando o mandamento de Deus;Mateus 15.3-6. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.Mateus 23.4. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;Quando as nossas tradições implicarem em inversões de valores;Mateus 12.1-6. NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que otemplo.Quando são utilizados como instrumento de juízo e elemento de avaliação da vida espiritual do irmão; Romanos 14.1-4. ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para firmá-lo.Romanos 14.13-16. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;Colossenses 2.16-18. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.Quando são tidos como passaporte para o céu.O que nos dá direito ao céu é o sangue de Jesus.Quando são usados como únicos meios diferenciados do cristão.A grande diferença entre o cristão e o ímpio deve ser moral e qualitativamente e não somente o exterior.Quando são encarados como coadjuvantes da graça salvadora.Romanos 3.28. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.Romanos 4.22-25. Assim isso lhe foi também imputado como justiça. Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta, Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.Gálatas 2.16-18. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo,temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.Obs. Não podemos entender que as nossas praticas mesmo sendo recomendadas por Deus, venham cooperar com a graça para a salvação, visto que tal compreensão implica em erro doutrinário grave. Sabemos que a Bíblia não exige atos penitentes para a salvação, embora, todo salvo deva produzir boas obras como resultado da salvação.Usos e costumes positivamente considerados. ( ler) Filipenses. 4.8,9. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.I Timoteo 2.9,10. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas ( como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus ) com boas obras.Obs. Todo cristão devidamente amadurecido sabe que os usos, hábitos e costumes não são em si mesmos prejudiciais. Embora bons costumes não façam bons cristãos, todo bom cristão deve praticar bons costumes, não com o propósito de fazer deles o referencial maior e característica única do seu cristianismo,mas, como adorno e expressão visível de sua confissão de fé invisível.Não quero com isso rejeitar os usos e costumes, mas buscar um equilíbrio coerente e honesto baseado nos princípios bíblicos. Não cairemos no liberalismo desenfreado nem perpetuaremos a tirania dos usos e costumes impostos sem nenhuma discussão e analise quanto a sua fundamentação bíblica.A rejeição às bebidas de teor alcoólico.Leviticos 10.8,9. E falou o SENHOR a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;Provérbios 3.4. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.Obs. O alcoolismo é uma questão social que tem causado grandes danos à família e à sociedade em geral.A proibição do tabagismo.Obs. O hábito de fumar provoca uma serie de doenças e problemas respiratórios até o câncer de pulmão.I Corintios 3.16-17. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. A repulsa da igreja aos jogos de azarOs jogos podem facilmente desenvolver-se em vícios que escravizam e aviltam o caráter. É um desperdício de tempo e dinheiro.Vestuário como elemento inibidor da sensualidade.I Timoteo 2.9. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.Obs. Não é necessariamente tipo de roupa, mas o modo como se veste. Pode-se cobrir o corpo sem, contudo cobrir a nudez e sensualidade. Nesta era do culto ao corpo é necessário manter um ensino sadio e equilibrado quanto à mordomia do corpo.Que o Senhor nos ajude a:Buscar uma compreensão mais abrangente da bíblia;Abrir mão das nossas idéias e pressuposições previamente concebidas;Desenvolver a mesma atitude dos primeiros cristãos ( at.15 evitar erro doutrinário);
Distinguir o essencial do acessório;
A evitar que as nossas experiências e formulações pessoais se tornem o critério único da verdade.Evitar possíveis discrepâncias na bíblia. Deus não erra, logo ele não ira ordenar algo em um texto e, sem a devida explicação, proibi-la em outro.

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