sábado, 16 de outubro de 2010

IGREJA (ECLESIOLOGIA)

I-INTRODUÇÃO A ECLESIOLOGIA

1- DEFINIÇÃO (MT 16:18)

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

A palavra “igreja”é de origem grega e vem do substantivo “ekklesia” que significa “chamar para fora”.Os dicionários do Novo Testamento dividem o termo “ekklesia”como:

a-) Igreja universal;

b-) Congregação ou igreja local;

c-) Igreja domestica.

Embora a palavra “igreja”seja usada para indicar qualquer assembléia, o sentido principal deve ser:

a-) A família espiritual de Deus;

b-) Uma comunidade criada pelo Espírito Santo, baseada na obra expiatória de Cristo.

1.1 – A EDIFICAÇÃO DA IGREJA

A igreja alem de ser uma organização é um organismo espiritual. Foi edificada segundo o padrão divino, com o propósito de ser o templo de Deus Pai. Por este motivo, foi edificada por Deus Filho e é a habitação de Deus Espírito Santo.

a-) Fundamento

a igreja possui um fundamento solido, insubstituível e inigualável: Jesus Cristo. A expressão “edificarei a minha igreja” (MT 16.18) revela a capacidade de quem podia estabelecer na Terra, um organismo vivo que pudesse se sobrepor às interperies desta vida, vencer a morte e romper com todos os obstáculos criados no mundo espiritual, ate atingir as metas estabelecidas pelo próprio Deus. Tendo em vista ser Jesus Cristo “a pedra principal”, as dimensões e profundidade desse fundamento são incalculáveis, pois vão alem dessa dispensação, sobrepõem-se ao tempo e a própria vida. Ele se apresenta como a própria rocha inabalável e mais firme que o Monte Sião.

b-) Amor de Cristo pela igreja

o passo inicial dessa grande obra começou pelo amor, tão grande e sublime que levou o Senhor Jesus a superar as piores dores, e suportar as mais indescritíveis pressões morais e espirituais. A grandeza desse amor pode ser medido nos procedimentos de Cristo. Em momento algum ele recusou, mas se entregou a si mesmo por nós.(Ef.5:2) e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

c-) Comprada com o sangue de Cristo

a igreja foi fundada no calvário. Tornou-se propriedade exclusiva do Senhor, pois Ele cumpriu todas as exigências quanto à forma de resgatá-la: (1Co 6:20) Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

d-) Origem histórica

foi estabelecida no Dia de Pentecostes (At 2.1-13).

c-) Origem profética

a Bíblia esta cheia de ilustrações de pessoas “chamadas para

1- Consideramos o caso de Noé. Deus lavrara a sentença e todo o mundo ia ser destruído com água. Noé porem foi “chamado para fora”dessa destruição.

2-)Abraão “foi chamado para fora”. Deixou tudo que possuia para traz, saiu de sua terra e parentela para formar uma nova nação.(Gn 12.1,2; Hb 11:8)

3-) A congregação no deserto – (At 7.38) Esta congregação é Israel como povo de Deus. Em hebraico a palavra traduzida por congregação é “gahal”e na septuaginta o termo é “ekklesia”que significa “igreja”. Assim como Moises conduziu a igreja no Antigo Testamento, Cristo conduz a igreja no Novo Testamento. Assim como a igreja do Antigo Testamento a igreja do Novo Testamento esta no “deserto”, é uma igreja peregrina longe da terra prometida ( Hb 11:6-16).

1.2 USO NÃO BIBLICO DA PALAVRA “IGREJA”

a) Edifício;

Quando nos referimos a quantidade de igrejas construídas em nossa cidade.

b) Denominação;

Quando nos referimos a outras denominações.

2- A IGREJA E O SENTIDO IDEAL

2.1 Congregações

O Novo Testamento define igreja como sendo uma democracia teocrática dos chamados para fora, ou seja; os chamados por Deus. Se quisermos compreender a igreja, à luz do ensino bíblico, precisamos considerar que ela não é deste mundo. Antes de deixar seus discípulos, Jesus disse: (Jo 20: 21) assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Esta palavra é extensiva a igreja,

E o único meio de compreender esta sociedade chamada igreja, corpo de Cristo, é reconhecer sua origem não humana.

a) Singular

Refere-se a congregação local e especifica (At 11:22; 13:1)

b) Plural

Refere-se a varias congregações (Gl 1:13; At 9:31).Quando a Biblia refere-se a uma ou mais congregações não quer distinguir em qualidade ou poder (1Co 10:32; 11:16; Gl 1:13,22). Não existe uma distinção entre a igreja real e a igreja ideal, pois a ideal esta contida na igreja real.

3- IGREJA IDEAL ( Ef 4:1-7)

O apostolo fala da igreja como sendo o corpo místico de Cristo é a totalidade dos “chamados para fora”. É a comunidade total dos crentes. Na carta de Paulo aos santos que estavam em Éfeso, o Apostolo tem como tema o eterno propósito redentor de Deus realizado através da igreja. Neste propósito particular tanto judeu como gentios A igreja compreende o povo de Deus convocado para participar na nova dispensacao que se inaugurou em Cristo. Como instrumento da gloria divina a igreja herdou todas as promessas, participa da guerra contra satanás e herdará a vida eterna (Cl 1:21-27; Hb 12:22-24; AP 1:20). A natureza desta comunidade esta condicionada aos atributos de quem a convoca.

4- FIGURAS DE LINGUAGEM

4.1 – Corpo de Cristo

Cristo estava presente de forma visível na terra, durante o tempo de sua encarnação. Fazia parte e seu ministério, enquanto estivesse conosco, preparar um grupo de discípulos para dar continuidade a igreja que seria fundada ( Mt16:18-19; 18:17-20; Ef 2:19; Fp 3:20). Eles estavam limpos pela palavra, e a antiga aliança fora abolida no Calvário (Ef 2.15). Formavam assim um novo pacto, um novo corpo, tendo Cristo como cabeça e os crentes como corpo de Cristo ( 1Co 12:27; Ef 1:22-23; Cl 1:18). Sendo o cabeca somente a Ele cabe a posicao de comando e suprema liderança. Ao trocar a liderança de Jesus por outra qualquer, os homens mergulham no caos e não sobrevivem. (AP 3:17-20). Cristo, como cabeça da igreja, zela pelo bem estar do corpo e nos outorga todos os seus benefícios; e faz com que nos apropriemos das tesouros dos seus conhecimentos e da revelação( Cl 2:3).

4.2 – O templo de Deus.

Templo de Deus, refere-se ao santuário interior, o Lugar Santíssimo, onde Deus manifesta a sua gloria de maneira especial e localizada. Embora Deus seja unipresente, a Bíblia diz que Ele habita no meio do seu povo(Ex 25:8; 1 Rs8:27).Individualmente também somos templo do Espírito Santo (1Co 6:19).

4.3 – Casa de Deus.

A igreja é a casa ou a família de Deus (Ef 2:19), ela sustenta e devende a verdade.

II CARACTERISTICAS DA IGREJA

1 - UNIDADE (Ef 4:1-6)

A unidade esta relacionada a vida comum em Cristo, que é medida pela presença do Espírito Santo e da atuação dos diversos dons e talentos da igreja, com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério e edificação do corpo de Cristo ( Ef 4:12). Por esta unidade somente existir de fato em Cristo, nenhum membro isoladamente pode criar uma igreja e dissolve-la.

1.1 O que é Ministério.

Ministério é a atividade espiritual, conjunta ou global, resultante do exercício dos dons e funções operadas pelo Espírito Santo, através de pesoas divinamente chamadas e vocacionadas por Deus e que na igreja desempenham serviços ou tarefas especiais. Este grupo de homens trabalham movidos pelo Espírito Santo, visando a expansão da igreja ( Rm 12: 3-8).

1.2 O Ministério da Igreja e Seus Objetivos.

Conforme o apostolo Paulo (Ef 4:11), Deus instituiu os vários ministérios em sua igreja visando promover:

a) Aperfeiçoamento dos santos

Deus tem um propósito para sua igreja que é levá-la a perfeição (MT 5:48).

b) A edificacao do corpo de cristo.

A igreja deve crescer no conhecimento, na graca, na santidade, no amor, na adoração, no louvor e em numero. Para isso, todos os ministérios trabalham, conjugando esforços no sentido de produzir a desejada edificação.

1.3 Os Dons Ministeriais e as Suas Características.

Os dons ministeriais exercem um importante e fundamental papel na Igreja do Senhor Jesus Cristo. Paulo ao tratar dos ministérios enumera cinco categorias (Ef 4:11).

a) Apóstolos.

No inicio os apóstolos distinguiam-se dos demais discípulos porque hiviam estado pessoalmente com o Senhor Jesus, tendo como excessao o Apostolo Paulo;

b) Profetas:

É alguém comissionado por Deus para falar ao homem em Seu nome. É, portanto, aquele que fala obedecendo ao impulso de uma repentina inspiração ou de uma revelação especifica;

c) Evangelista:

É o mensageiro de boas novas. É um desbravador. Este é um ministério dinâmico de grande alcance e poder;

d) Pastores:

Dos ministérios este é o mais conhecido. No Novo Testamento aparecem três palavras para caracterizar o ministério Pastoral:

1) Presbítero ou Ancião; ( At 11:30; 14:23; 20:17-18).

2) Bispo: ( At 20:28).

3) Pastor: É o que apascenta o rebanho e deve ter um coração cheio de amor. É o Pastor que alimenta, conduz e guarda o rebanho de Deus.

e) Mestres:

Homens iluminados pelo Senhor, capacitados pelo Espírito Santo a ensinar o povo de Deus. O Mestre ajuda a combater os abusos, excessos e fanatismos (1 Co 14: 40). São os Mestres que expõem com exatidão o caminho do Senhor (At 18:24-26).

2- SANTIDADE (Ef 4:17;5:25-27).

O Apostolo Paulo chama com freqüência os cristãos de santos (Ef 1:1;Fp 1:1), referindo-se ao seu novo estado de redimidos por Cristo.

3- AUTORIDADE ( MT 16:18-19)

Quando a igreja esta sujeita a Cristo e ao Espírito Santo, ela recebe autoridade para:

a) Proclamar o Evangelho ( MT 28:18-20; At 2:14);

b) Expor a verdade (At 15:28);

Em (1 Pe 1:24-25), encontramos os fundamentos onde deve apoiar-se a doutrina da igreja:

“A palavra de Deus”

Grupos tem se levantado ao longo da historia do cristianismo, ensinando doutrinas que não prevalesceram por serem puramente humanas ( At 5:34-40)

c) Disciplinar os errados:

1- Dando todas as oportunidaes ( MT 18:1518)

2- Eliminando os que rejeitam as admoestações, para não contaminarem outros membros da igreja (AP 2:20)

d) Cobrar os mandamentos:

1- Batismo em águas (At 2:41).

2- Santa Ceia ( !Co 11:17-34).

4 -

Deus nos abriu uma porta nova, através da qual podemos entrar em um mundo completamente novo, o mundo maravilhoso da vida de fé, o único meio pelo qual podemos agradar a Deus. Por isso devemos diariamente orar ao pai Celestial para que nos conceda o privilegio de crescer na graça ( 2Pe 3:18). Foi precisamente em resposta a confissao de fé do Apostolo Pedro que Cristo prometeu estabelecer a sua igreja (MT 16:18), que é antes de tudo a congregação dos crentes fieis ( At 2:24; 4:32; 5:14; 1Tm 4:12). Esta fé se expressa no batismo (At 2:41; 8:12,36; Rm 6:4; 1Co 12:13). Com base doutrinaria a fundamentada nas convicções bíblicas, a igreja esta apta a responder aos incrédulos sobre as razoes de sua fé.

5 - COMPANHEIRISMO

Quando os cristão estiverem unidos em Cristo, consequentemente eles se relacionarão de uma forma vital uns com os outros (Rm 12:5; 1Co 12:12). Em Atos encontramos este companheirismo em sua plenitude, a ponto de terem tudo em comum (At 2:44;4:32).

III A IGREJA E A SOCIEDADE

1 – ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

A igreja é um organismo espiritual e vivo, e ao mesmo tempo, está organi-

zada em um corpo social.

a) A Sua identificação com a sociedade:

A igreja local é identificada com o nome da sociedade a que pertence e isso envolve a língua, aspectos físicos, alimentação e vestuários relacionados com o clima. Porem isso não significa que os cristãos devem andar e portar-se como os incrédulos. Ainda que estejamos incluídos num contexto social, neste contexto deve sobressair a nossa luz.

b) Os membros da igreja são elementos sociáveis:

O Evangelho de João descreve a participação de Jesus, sua mãe e seus discípulos, em uma festa de casamento (Jo 2:1-3). O Senhor Jesus não era alheio as coisas que diziam respeito ao ser humano. Porem a nossa sociabilidade não deve servir de pretexto para tomarmos parte de banquetes oferecidos pelo príncipe desde mundo;

c) A estrutura social da igreja:

A igreja primitiva começou com os elementos da sociedade que receberam a Palavra, aceitando o testemunho diante dos homens e concordando em permanecer juntos (At 2:41). Os que se conservaram obedientes ao mandado divino foram submetidos ao batismo em aguas e, finalmente, incluídos no rol de membros da igreja;

d) Responsabilidade da igreja na sociedade;

1- Revelar a Deus e a sua vontade: - Deus estabeleceu a igreja na terra para que possa nela habitar e, por ela, tornar-se conhecido da sociedade. É através da igreja , que muitos membros da sociedade, são detidos em sua caminhada para adestruicao, e encontram paz e segurança em Jesus Cristo (Ef 3:5);

2- Sarar as feridas da sociedade:- O pecado assemelha-se a uma terrível doenca (Is 1:5-6), e esta se alastra como uma lepra cruel atingindo com rapidez todo o corpo, alma e espírito do homem que, por sua vez contamina os que estão a sua volta (Rm 1:18-32; 5:12). O pecado enferma o homem e o leva a morte ( Rm 6:23). A igreja possui o Deus que sara( Ex 15:26:

A alma (Sl 41:4);

O corpo ( Sl 103:3)

O espírito ( Is 53:5).

A igreja é capacitada com poder sobrenatural para operar sinais e prodígios entre o povo (At 5:12-16;8:6-7).

3- Abençoar a sociedade - O salmo 33no versículo 12 afirma: “Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor”..A tarefa da igreja no meio a sociedade é influencia-la de tal maneira que Deus possa reinar em seu meio (Sl 47:8), a luz deve dissipar todas as trevas ( Mt 5:15), e o sal deve conservar a carne ( Mt 5:13).A influencia da igreja deve ser marcante em todos os segmentos da sociedade; deve fazer prevalecer, a todo o custo e esforco, a Palavra de Deus.

IV – A OBRA MISSIONARIA DA IGREJA

A igreja esta neste mundo, para fazer a obra que Cristo iniciou, estendendo sua encarnação e seu ministério neste século, ate que Ele venha na sua segunda vinda. A presença da Igreja em que mora o Espírito Santo(2Co 6:16) refreia o mal no mundo, e da testemunho de justiça e amor de Deus.

A missão da igreja é pregar o Evangelho de Cristo em sua plenitude e com todas as suas implicações ( MT 28:18-20;At 1:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
IVANIL MENDES PREGADOR E CONFERENCISTA

Seguidores